quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Dia da República em Timor-Leste

De acordo com a Constituição de Timor-Leste, o tétum e o português têm o estatuto de línguas oficiais.
Para além do tétum, existem mais quinze línguas nacionais em Timor-Leste: ataurense, baiqueno, becais, búnaque, cauaimina, fataluco, galóli, habo, idalaca, lovaia, macalero, macassai, mambai, quémaque e tocodede.
Que eu saiba... em Timor vivem 13 pessoas, e não estou a ver um preto saber falar duas línguas, alias, nem uma deve falar em condições.
Com o resultado das minhas investigações conclui que só existem 16 hipóteses possíveis que expliquem este fenómeno linguístico, e eu passo a enumerar duas delas:
ou andam a ensinar os macacos a falar o português (sim.. as outras 15 línguas nacionais os macacos dominam com relativa facilidade), ou então foi o gato das botas que se mudou para Timor.
Como o gato das botas é um aldrabão de primeira duvido que alguém o tenha levado para lá, e como em Timor só existem 13 pessoas não estou a ver nenhuma dessas 13 pessoas ensinar o português aos macacos, visto que nem essas pessoas o sabem, ou seja, só restam 14 hipóteses.
O meu irmão, que foi um dia preso por fazer chichi dentro de um balde em sua própria casa, aprendeu a falar (na dita prisão) galóli.
Língua que lhe deu bastante jeito... porquê? (Pergunta o caro leitor, e ao qual atentamente respondo) certa manhã deparou-se com o gato das botas, gato este que o acusara de lhe ter roubado as botas, mas o meu irmão como sabia falar galóli disse-lhe alto e bom som:
- maquilo ti rabustra malticon trabertivas...
o gato meteu as mãos a cabeça e cuspiu para o ar, extremamente chocado aparece o policia-sempre-em-pé e pergunta rapidamente:
Alguém chamou o senhor policia-sempre-em-pé?
Não senhor.. mas dê cá um aperto-de-mão! - disse o meu irmão
alegando ter pressa disse o policia-sempre-em-pé – Não não - e desatou a correr.
O meu irmão la chamou a policia e ai sim resolveram os seus problemas, o gato das botas foi preso, o policia-sempre-em-pé foi também preso por prender um animal com coleira, e o meu irmão safou-se porque nunca teve problemas com a lei.

1 comentário:

Rufino Cosme disse...

Em primeiro lugar, não existe nenhum polícia-sempre-em-pé, existe o Senhor sempre-em-pé e o Polícia de nome Lei.
Em segundo lugar, conheço todos os teus irmãos e duvido muito sinceramente que algum deles saiba falar esse dialeto de preto.
Para finalizar, o gato das botas pode ser um aldrabão, mas o verdadeiro motivo pelo qual não foi para Timor não foi esse, o gato das botas é esperto...