quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Correio electrónico-dependente

Os europeus são dependentes do correio electrónico.

É um vício na Europa, e não só. Todas as empresas precisam do correio electrónico para "sobreviver". Segundo um estudo efectuado pela Symantec, um trabalhador gasta em média meio dia de trabalho a gerir a sua caixa de e-mails.

A multinacional de segurança informática revela ainda que a maior parte dos trabalhadores consulta os e-mails antes da hora do trabalho e cerca de 30% consulta depois do expediente. Nos últimos 12 meses, o volume de e-mails aumentou 47% nas empresas. A Symantec divulgou que quando existem problemas de acesso à caixa de e-mails as pessoas ficam irritadas e preocupadas.

A amostra deste estudo foi retirada de um inquérito a 1.700 pessoas de várias empresas em diversos países da Europa, Médio Oriente e África.

O correio electrónico tornou-se num importante meio de comunicação, indispensável para as empresas. Muitos negócios são marcados via e-mail, mensagens importantes são enviadas electronicamente para qualquer parte do mundo.

Este "boom" dos e-mails traz algumas desvantagens na medida em que provoca problemas técnicos nas caixas de correio electrónico. O estudo conclui que é necessário criar medidas como filtros de spam (correio não desejado) e fazer com que os trabalhadores evitem utilizar os e-mails para contactar os clientes.

Sem comentários: