sábado, 15 de dezembro de 2007

O GRANDE problema que a economia nacional vai sofrer

Na minha opinião a economia nacional vai agravar-se ainda mais, o poder de compra dos portugueses vai diminuir consideravelmente nos próximos tempos, e esta minha previsão é para um prazo tão breve como cerca de 10 anos.
Alguns dos factores que influenciam a minha especulação é a globalização descontrolada que o mundo tem vindo a sofrer e a incessante procura pelo mais barato.
E o que realmente me tem vindo a preocupar é a incapacidade da população em avaliar o problema que se está a formar.
A quantidade de produtos provenientes de países subdesenvolvidos que têm sido importados para Portugal à primeira vista parecem a melhor escolha de compra, mas a médio e longo prazo vão tornar-se o grande problema da sociedade portuguesa e de todos os países que adoptam uma politica económica semelhante.
Acompanhem então o meu raciocínio, As fabricas portuguesas produzem produtos a um determinado custo, mas as pessoas que trabalham nas supostas fabricas, para poderem “ter mais”, compram os produtos importados da china (china a titulo de exemplo), ao comprarem importado as fabricas portuguesas não vendem...
As fabricas não vendem, os trabalhadores deixam de receber e depois nem para comprar os maravilhosos produtos da loja do chinês à dinheiro.
Até podem vir para cá vender carros a 10€, mas se ninguém tiver 10€ para dar por um carro o carro é caro.
Ou as pessoas se começam a controlar e a ver a longo prazo ou mais uma vez as culpas vão acabar por cair em cima do governo, é muito bom falar mal, mas quando o mal está feito não adianta nada criticar.

2 comentários:

Anónimo disse...

esse facto, (exportaçao e tal) nao e so um problema para a nossa economia mas como para todos nos como cidadaos do mundo! a grande maioria desses produtos fabricados nesses paises menos desenvolvidos nao é regulado a nivel ambiental ou social, nessa mesma china existe nao so trabalho escravo e infantil como tambem os danos causados ao ambiente sao exorbitantes uma vez que nao se regula a produçao, e muitas vezes a maneira mais barata de o fazer e tb a mais poluente.. depois tb a a situaçao da nessessidade de transporte e afins.. enfim, vamos conseguir lixar a nossa economia, ambiente e permitir a exposiçao de seres humanos a condiçoes miseraveis, mas pelo menos ao fim do mes poupamos uns euritos

Anónimo disse...

então e como se podia enfrentar essa situação? por meio de barreiras alfandegárias ou semelhantes? que tal exigir que nesses países se respeitasse salários mínimos europeus, protecção ambiental, social, lei de trabalho, higiene, segurança...? talvez aí já os produtos nacionais podiam concorrer... mas, concluíndo, alguma coisa tem de ser feito, porque assim vamos directamente à falência nacional... agir enquando podemos...