sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Portugal não deixou de ser uma grande nação

Na maioria das conversas de café a que tenho assistido conclui que as pessoas andam a dormir no que trata a avaliar Portugal.
Na maioria das opiniões os portugueses dizem que Portugal já não é o que era, que nunca mais fizemos nada de importante, deixamos de ser um povo de conquistas... e pergunto eu – Deixamos mesmo?
Portugal nos seus tempos de gloria foi um país de conquistas e descobrimentos, com uma grande importância cultural e económica, mas e hoje em dia do que é que nos queixamos?
O nosso país tem uma área de 92 389 km2, ao pé de outros países de grande importância somos minúsculos, temos uma população de 10.945.870 habitantes que comparada a maioria dos outros países a que nos comparamos constantemente é mínima.
Mas ainda assim temos dois prémios Nobel, nos europeus e mundiais de futebol estamos sempre tão bem ou melhor colocados que a Alemanha, França ou Reino Unido, para não falar nos Jogos Olímpicos que em relação à nossa população e ao tamanho do país estamos sempre muito bem representados, a presidência da União Europeia, e podia continuar a escrever, que feitos portugueses actuais não faltam.
Postas as coisas desta forma acho que todas as pessoas com o mínimo de bom senso percebem a importância que Portugal ainda tem, vamos parar de criticar e vamos passar a apoiar, Portugal não precisa de mais críticos, precisa sim é de mais pessoas que acreditam no país.
(lista de pessoas que fizeram de Portugal aquilo que ele é)

2 comentários:

Anónimo disse...

os portugueses tem algo de muito bom (ironia..muito mau!)..algo que já vem nos ditados populares como a galinha da vizinha é melhor que a minha..é um exemplo simples que explica bem a descrença sobre o pais que grande parte, e não todos é importante referir, dos portugueses tem acerca do seu pais. sim, é verdade, não somos um bom exemplo nas contas publicas, não somos um bom exemplo em diversas situações, mas na minha opinião as coisas poderão mudar com a ajuda de todos..talvez ao pararmos de criticar e começarmos a trabalhar para que a situação melhore como por vezes acontece, os resultados acabam por aparecer..porque eu como referi acima no ditado que disse, os portugueses gostam bastante de apreciar a vizinha do lado, ou neste caso os países. mas não se pode falar por falar..temos que ver que a nível histórico, e a nível de recursos existe uma grande diferença entre nos e esses grandes da Europa..e Portugal com o seu passado recente tem feito um grande trabalho, e melhorado em muitas áreas, com a ajuda daqueles que continuam a acreditar que é possível um futuro melhor para o nosso pais. não é a ficar sentado no sofá, ou a ir a praia no dia das eleições que vai mudar as coisas, porque assim alem de se perder a razão quando se critica, pois não se exerce o nosso dever cívico, estamos a dar espaço para que o nosso pais seja governado por alguém que escolheu um presidente, esse alguém que é uma minoria. isto é um exemplo da forma cómoda como os portugueses encaram a realidade do pais..deixa andar. e não pode ser assim pois sem esforço e dedicação nada se consegue, e essa é a grande base de tudo .

Anónimo disse...

E além disso possui um dos homens mais sensuais à face da terra e também é importante referir isso. Gil esqueceste-te...

Ricardo Conde

PS: Para quem não sabe, esse homem sou eu